A importância de consumir produtos locais
    01/12/2023
    Os alunos do 2° Ano A, realizaram atividades de educação fiscal no dia 24 de novembro. Inicialmente, através de exercícios de fixação utilizando o caderno de atividades pedagógicas distribuído pela Secretaria de Fazenda do RS, os estudantes puderam perceber os bens e serviços públicos, que todos nós utilizamos, e que são custeados com o dinheiro arrecadado pelos impostos pagos pelos cidadãos. Como tarefa de casa, os alunos foram estimulados a realizar uma pesquisa, junto com a sua família, examinandos os rótulos dos produtos que possuíam em casa, e identificarem aqueles produzidos no Rio Grande do Sul. Comprar produtos locais trazem diversos benefícios para o cidadão e a sociedade, tais como: 1) Produtos mais frescos e saudáveis: Quanto mais rápido o alimento chegar até você, maior é a probabilidade de ele não ter perdido todos os nutrientes benéficos para a sua saúde. Alguns alimentos, mesmo que in natura, podem ter seus valores nutricionais alterados devido a condições precárias do transporte por longas distâncias. 2) Fortalece a economia da região: Além de ajudar famílias e agricultores que moram na sua região, o consumo de produtos locais ajuda a aquecer a economia da comunidade. Você não só fortalece os negócios da sua região, mas também fortalece as relações com as pessoas que estão próximas de você. O dinheiro é feito aqui e fica aqui. 3) Menos lixo, desperdício e poluição: Com menos tempo de transporte, o produto local utiliza menos embalagem, gerando um volume menor de lixo e desperdício. Reduzindo o transporte, reduz também as emissões de carbono na atmosfera. 4) Preservação dos espaços rurais: Com o crescimento das cidades e das grandes indústrias, muitas pessoas se veem forçadas a se adaptar a uma cultura global. Com isso também se perde a cultura regional. Valorizar quem faz localmente ajuda a manter seus negócios, mantem sua cultura e evita que a cidade se torne uma cidade cinza. 5) Construção de uma comunidade: Ao comprar um alimento em comércios pequenos você está criando uma conexão entre quem come e quem planta. Saber qual alimento vem com determinada época do ano é incrível. Indo a feira do produtor ou cooperativas, você passará a prestar atenção em quais alimentos são ofertados, além de conhecer vários outros que talvez nunca tenha visto. 6) Investimento no futuro: Ao apoiar agricultores locais hoje, você está garantindo que eles continuarão a existir em sua comunidade amanhã. E isso também significa sempre ter oferta de comida boa e de qualidade perto da sua casa.