Ganhadores Sorteio Municipal NFG Outubro
    03/11/2023
    Os sorteados no Programa Nota Fiscal Gaúcha de Outubro foram os camarguenses Marcelo Vinicius dos Santos e Elenir Aparecida de Carvalho. Os prêmios foram entregues pela Secretária de Administração Greici Dalacorte Borelli. O sorteio n° 133 foi realizado em 26/10, com 4.129 bilhetes concorrendo aos prêmios de R$ 250,00 e R$ 150,00, sendo sorteados respectivamente os bilhetes n°s 3.055 e 2.753.

Confira o balanço do Receita Certa: As cidades mais premiadas e as com maiores valores:

Quase dois anos após o primeiro repasse de valores, o Receita Certa, modalidade de “cashback” do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), anunciou, em setembro, a sétima rodada de distribuição aos contribuintes. Cerca de 2,6 milhões de inscritos no NFG têm direito aos prêmios, que totalizam R$ 44,1 milhões (veja o detalhamento dos valores abaixo). O prazo final para solicitação do resgate é 4 de dezembro.
    Para que os cidadãos conheçam mais detalhes sobre os valores repartidos entre os moradores do Rio Grande do Sul, a Sefaz preparou rankings das cidades que ficaram com as maiores quantias. Os dados foram divulgados pela Receita Estadual, responsável pelo NFG.

Os municípios com mais premiados

Em números absolutos, as cidades gaúchas que tiveram mais pessoas premiadas no Receita Certa coincidem, de forma geral, com aquelas que têm maior número de moradores no Estado. Porto Alegre lidera a lista, com 468 mil pessoas que receberam alguma quantia na última rodada de distribuição. Consequentemente, a Capital também registrou o maior valor repassado, que chegou a R$ 8,8 milhões.

Em segundo lugar, está Caxias do Sul (Serra), com 126,1 mil premiados, seguida por Canoas (Região Metropolitana), com 95,8 mil, Pelotas (Zona Sul), com 91,6 mil, e Santa Maria (Região Central), com 86,3 mil. A lista é completada por Rio Grande (Zona Sul), Gravataí (Região Metropolitana), Novo Hamburgo (Vale do Sinos), Passo Fundo (Norte) e São Leopoldo (Vale do Sinos).

Os mesmos dez municípios que aparecem no top 10 de mais contribuintes premiados também estão no topo dos que somam os maiores valores distribuídos, com alterações de posições.

O maior valor médio

Quando considerado o valor médio distribuído aos contribuintes, municípios menores aparecem no top 10. A quantia média mais alta foi repassada para moradores de Capão Bonito do Sul (Serra): foram 266 premiados que receberam, em média, R$ 22,92. O valor varia de contribuinte para contribuinte, pois alguns pontuaram mais e receberam quantias maiores, por exemplo.

Na segunda posição, está Santa Bárbara do Sul (Noroeste), com valor médio de R$ 21,75 para mais de duas mil pessoas. Completando o top 3, aparece Pejuçara, na mesma região, com R$ 20,9 para mais de mil contribuintes.

Em quarto lugar, está Bozano (Noroeste), seguida por Salvador das Missões (Missões), Colorado (Noroeste), Saldanha Marinho (Noroeste), Tio Hugo (Norte), Nova Palma (Região Central) e Quinze de Novembro (Noroeste).

O maior valor distribuído por pessoa foi de R$ 63,28. A quantia varia conforme o número de notas fiscais emitidas com CPF por contribuinte, além do valor dos documentos fiscais.

Como funciona o Receita Certa? Quem recebe?

O Receita Certa foi aprovado em 2020 pela Assembleia Legislativa e fez sua primeira distribuição no final de 2021. São feitos repasses para a população sempre que há um aumento real na apuração trimestral de arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do varejo. Quando não há aumento, a Receita Estadual realiza uma redistribuição dos valores que não foram resgatados nas rodadas anteriores.

A apuração do Receita Certa é feita nos meses de março, junho, setembro e dezembro, considerando os doze meses anteriores. Entre julho de 2022 e junho de 2023, o valor arrecadado em ICMS do varejo chegou a R$ 5,05 bilhões, o que representa aumento real de 16,07% em relação ao período anterior. Com base nessa elevação, foram disponibilizados para o Receita Certa R$ 39,3 milhões.

O valor total que será distribuído é de R$ 44,1 milhões, pois outros dois montantes foram acrescentados ao que foi apurado. Um deles, de R$ 4,5 milhões, corresponde a valores redistribuídos, já que há pessoas que não resgataram os prêmios anteriormente porque perderam o prazo. Outros R$ 204,8 mil dizem respeito a premiações que passaram a ficar disponíveis após a redução do valor mínimo para resgate de R$ 5 para R$ 1.

Todas as pessoas cadastradas no NFG que solicitaram a inserção de CPF nas notas de abril a junho deste ano podem receber o prêmio. A distribuição dos valores segue faixas, dependendo do percentual de aumento da arrecadação, e varia de contribuinte para contribuinte: quanto mais notas com CPF e quanto mais alto for o valor dos documentos fiscais, maior é a quantia que cada pessoa recebe.

É possível solicitar a devolução do Receita Certa pelo aplicativo ou pelo site do NFG. Há a opção de resgate por Pix ou via depósito em conta corrente ou poupança ativa do Banrisul. O repasse só é possível para contas vinculadas ao CPF cadastrado no programa — não é possível solicitar transferência via Pix para chaves com e-mail ou telefone.

O Receita Certa é uma ação que busca beneficiar os cidadãos, as empresas e o Estado, uma vez que a sociedade gaúcha se engaja na fiscalização tributária ao solicitar a nota fiscal no momento da compra. O programa colabora com a manutenção da concorrência justa de mercado e contribui para o aumento da arrecadação do Estado, que aplica os recursos na prestação de serviços públicos de qualidade.

Fonte: site www.nfg.sefaz.rs.gov.br

Cadastre-se no site www.nfg.sefaz.rs.gov.br ou compareça ao setor de tributos da Prefeitura, peça seu CPF na nota e aproveite todas as chances de ser o próximo ganhador. Boa Sorte!