CAMARGO PROMOVEU A VIII PRAÇA DOS DIREITOS
    25/10/2023

A Praça dos Direitos é um evento transformador, onde o conhecimento se converte em ação e a conscientização se torna uma ferramenta poderosa na Prevenção e Cuidado no Combate à violação dos direitos.

Evento de grande relevância para a comunidade Camarguense, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Centro de Referência em Assistência Social, em parceria com a Rede de Apoio à Escola – RAE, a VIII Praça dos Direitos aconteceu no dia 25 de outubro junto à Praça Municipal 12 de Maio.

Em 2023, além da participação ativa das autoridades e da comunidade, outros segmentos da sociedade também participaram objetivando alertar sobre a prevenção das diferentes formas de violência, tendo a adesão de 16 entidades, sendo elas: CRAS – Camargo; Grupos de Terceira Idade; UBS Sílvio Cerato e Ana Risso Bonato; Conselho Tutelar de Camargo e CMDCA; PIM; EEEM Pandiá Calógeras; Escolas Municipais Dona dele, Campos Sales, Gabriela Boff e Silva Jardim; Polícia Civil – Marau/RS,   Brigada Militar e Mirim de Camargo;  CEJUSC – Marau/RS; POLO UAB de Camargo; Agência Sicredi de Camargo; Câmara de vereadores de Camargo; OAB Subseção Marau/RS e Comissão da Jovem Advocacia da subseção de Marau; UPF Casca com o curso técnico de enfermagem.

A diversidade de ações propostas durante o evento serviu como um lembrete constante da importância de prevenir e cuidar de maneira proativa contra violações de direitos. As barracas montadas apresentaram informações valiosas sobre recursos disponíveis na cidade e como denunciar abusos.

A programação contou com apresentações demonstrando o talento e a riqueza cultural da comunidade de Camargo com peça de teatro, Karatê, ginástica rítmica e apresentações conduzidas pelos alunos das escolas municipais e estadual.

Os visitantes puderam interagir com as entidades participantes, aprender mais sobre seus direitos, deveres e como podem contribuir para a promoção da justiça e igualdade social. As autoridades locais e representantes das entidades presentes reforçaram a importância de unir esforços para prevenir e combater violações de direitos, destacando o compromisso da cidade com um ambiente mais seguro e inclusivo.