Camargo participou do 1º Seminário Fiscal-Tributário Sefaz-RS
    28/04/2023

A Prefeita Jeanice de Freitas Fernandes, juntamente com as secretárias de Administração e de Educação, Greici Dalacorte Borelli e Vanessa Hoppe Fioravanco, e dos servidores Kellen Zarbielli e Adelino Polachini, participaram no dia 26 de abril, do 1º Seminário Fiscal-Tributário Sefaz-RS: Receita Digital e um olhar sobre a Reforma Tributária”, promovido pela Receita Estadual.

O evento, com mais de mil participantes, lotou o teatro do SESI, na Fiergs, em Porto Alegre. Primeiramente houve a apresentação da agenda Receita 2030, com apresentação da nova fase do Programa, e o lançamento do aplicativo Minha Empresa, realizada pelo subsecretario da Receita Estadual Ricardo Neves Pereira. Após ocorreu a palestra magna do Secretário Extraordinário da Reforma Tributária no Ministério da Fazenda, Bernard Appy, que abordou o conteúdo da proposta da reforma tributária, explanado sobre as semelhanças e diferenças das duas propostas que tramitam no Congresso Nacional (PEC45 e PEC110), e os impactos das possíveis mudanças para os entes federativos.

Na parte da tarde, o painel “Reforma Tributária e o Desenvolvimento Econômico”, com mediação do assessor técnico da Sefaz, Sérgio Gobetti, e participação de Rodrigo Orair, do Ministério da Fazenda, de Giovani Baggio, da Fiergs, de Patrícia Palermo, da Fecomércio, e de Antônio da Luz, da Farsul, abordou sobre a visão de cada uma das entidades sobre a reforma tributária.

Na sequência, na mesa intitulada “Reforma Tributária, Entes Federativos e Tributação 4.0”, o debate foi mais direcionado aos impactos que a reforma tributária poderá ter sore os municípios, onde participaram os presidentes da Famurs, Paulo Salerno, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Marcio Silveira, do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do DF (Comsefaz), Carlos Eduardo Xavier, além do representante do Ministério da Fazenda, Manoel Procópio.

Além de trazer conhecimento sobre este assunto que deverá impactar toda a sociedade nos próximos anos, a participação no seminário também aumenta a pontuação de Camargo no Programa de Integração Tributária - PIT, o que incrementa o ICMS a ser recebido pelo Município.