Educação fiscal é abordada em atividades escolares
    31/05/2022

Durante este mês, os alunos no 4º ano das Escolas Silva Jardim e Campos Sales aprofundaram um pouco mais seus conhecimentos sobre a educação fiscal. As atividades foram desenvolvidas pelas professoras Letícia Pastre e Carmen Ernestina de Almeida Colett, iniciaram no dia 17 e seguiram por cinco aulas, envolvendo diversas disciplinas, englobando os temas que já vinham sendo estudados.

Foi repassado aos estudantes noções sobre tributos, nota fiscal, o valor do imposto na composição de preço dos produtos, sonegação de impostos, a divisão dos tributos entre as esferas de governo e como os tributos retornam para a sociedade.

Os alunos também conheceram a história sobre o dinheiro, seu surgimento e a moeda brasileira, através de textos, questões para fixação do conteúdo, vídeo sobre como são feitas as moedas e cédulas do real, e jogo da memória com o sistema monetário brasileiro.

Após, os alunos da EMEF Silva Jardim confeccionaram cartazes sobre os assuntos estudados (impostos, nota fiscal) e com o propósito de adquirirem o hábito de economizar, confeccionaram cofrinhos, sendo desafiados a enchê-los até o final do ano letivo.

Por sua vez, os alunos da EMEF Campos Sales foram até um estabelecimento para realizar pesquisa de preços, também visitaram o Museu Municipal de Camargo, onde puderam conhecer as moedas e cédula antigas.

Atividades como estas agregam muito na construção de cidadãos mais conscientes e participativos. Parabéns aos alunos e professores pelo belo trabalho!