Alunos da EMEF Campos Sales visitam o Centro Administrativo Municipal
    24/08/2021

Na manhã desta quinta-feira, dia 05/08, os alunos da 3ª série da EMEF Campos Sales, turmas A e B, acompanhados das professoras Carmen Ernestina de Almeida Colett e Cristiane Berté Dalbosco, estiveram na Prefeitura Municipal com o objetivo de compreender o funcionamento da administração, as formas de arrecadação de tributos e como os recursos são gastos. Foram recepcionados pela Prefeita Jeanice e o Vice-Prefeito João Carlos, que lhes mostraram alguns setores e o parque de máquinas, explicando qual é a utilidade de cada equipamento.

Conheceram também o Gabinete da Prefeita, onde puderam entender como as decisões são tomadas, a Prefeita Jeanice reforçou a importância do estudo, para que entre eles possa haver o prefeito (a) do futuro, salientou também, como ouvir as professoras pode fazer a diferença na vida de cada um, na observação do mapa da cidade frisou-se ainda, a necessidade de preservarmos o verde em nossa cidade.

Após, foram até a Secretaria de Finanças, onde tiveram a explicação da fiscal tributária do município, sobre os impostos e taxas municipais e a importância da nota fiscal para garantirmos a vinda do dinheiro até os cofres públicos, reforçando o que já haviam aprendido com as professoras em sala de aula. Ao final houve a abordagem sobre o programa Nota Fiscal Gaúcha, com a tarefa de casa de pedirem aos pais se já estão cadastrados, e se não estiverem, realizarem o cadastro no site do programa ou na prefeitura.

A atividade desenvolvida pelas professoras Carmem e Cristiane faz parte do projeto de educação fiscal do município, que tem como objetivo preparar a população escolar e a comunidade para a ação de cidadania de acompanhamento da utilização dos recursos advindos de arrecadação tributária, através de observação, reflexão e sensibilização.