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    EDUCAÇÃO: Camargo se destaca na ampliação do número de vagas de educação em tempo integral.
    28/12/2020
    Segundo o Mapa da Educação 2017/2020, organizado pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação – ADE Norte Gaúcho.
    O diagnóstico de autoavaliação do ADE Norte Gaúcho tem o objetivo de cumprir com as finalidades do Termo de Cooperação com os municípios parceiros o Conselho Articulador do ADE Norte do RS apresentou o resultado do DIAGNÓSTICO DOS MUNICÍPIOS DO ADE NORTE DO RIO GRANDE DO SUL onde retrata dados que identificam a realidade do seu município nos anos de 2017 a 2020.
    Estes resultados foram possíveis graças ao projeto inovador da região de intersetorialização da politica púbica da educação e da assistência social, em que foram desenvolvidas oficinas no contra turno escolar, do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS, na estrutura organizacional das escolas municipais. Foram congregados recursos humanos, materiais, estruturais, pedagógicos e financeiros, e prol de um objetivo comum, que é o melhoramento social.
    Assim, nasceram o Projeto Crescendo: educação e convivência em tempo integral, para crianças de 04 e 05 anos na EMEI Casa da Criança Dona Dele e o Projeto Crescendo no Campo: educação e convivência em tempo integral, para crianças de 03 e 12 anos, na escola do campo EMEF Silva Jardim.
    Veja o gráfico evolutivo.
    Na etapa de ensino, da educação infantil, correspondendo a idade de 0 a 5 anos de idade, em linhas gerais, analisando o gráfico acima, podemos observar que no período de quatro anos, correspondendo 2017, 2018, 2019 e 2020 as vagas de matricula no ensino fundamental, que eram de 60 vagas, passaram a ser de 127 vagas, aumento de 112%, que comparado ao número de matrículas, que é de 137 crianças em 2020, atende 93% dos matriculados em turno integral. Cabe ressaltar que estes números representam 100% da demanda de educação infantil em tempo integral, uma vez que a matricula neste formato não é obrigatório e 7% dos pais optaram por não matricular seus filhos em turno integral.
    Na etapa do ensino fundamental, a qual corresponde à idade de 06 a 12 anos, dos anos iniciais, podemos perceber a abertura de vagas no ano de 2020, esta sendo de 4.900%, relativo ao ano de 2017, em que 49 alunos dos 116 matriculados, são atendidos em turno integral, atendendo percentual de 42,24% de alunos matriculados em tempo integral.
    A educação integral dos estudantes e o ensino em tempo integral são sinônimos de qualidade e da preocupação com o cuidado, o bem estar e o desenvolvimento integral e humano dos estudantes e de suas famílias, garantido e estimulado por lei e possibilidade singular de acesso a equidade e ao desenvolvimento social.

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