Programa de Crédito Educativo Municipal
    18/02/2020

Administração abre inscrição para
    Programa de Crédito Educativo Municipal

Interessados devem procurar a Secretaria de Educação até 28 de fevereiro.
    Município concede auxílio com o pagamento de até 40% do curso superior

Como forma de auxiliar o estudante para possibilitar o acesso ao Ensino Superior e fazer com que o vínculo com o município permaneça ativo, a Administração Municipal concede incentivo por meio do Programa de Crédito Educativo Municipal.
    Baseado na lei 1.086 de 2005, a administração, por meio da Secretaria de Educação e Cultura pode auxiliar em até 40%. Dentro do Crédito Educativo, há o Programa de Incentivo à Medicina, em que o município custeia todo o curso e, após a conclusão, o estudante camarguense devolve o valor com a prestação de serviços.
    Segundo o secretário Samir Casagrande, atualmente há nove beneficiários com o crédito de 40% e dois com o crédito de 100% para o curso de Medicina. “Estes estudantes precisam ter vínculo com o município para serem beneficiados. Àqueles que recebem 40% devolvem a porcentagem após a conclusão do curso. Os estudantes de Medicina, devolvem o valor para o município com a prestação de serviços nas unidades de saúde”, explica.
    A jovem de 23 anos, Kely Vicenzi, é uma das beneficiadas com o Programa de Incentivo à Medicina. Ela que é da Linha Tunas, curso a faculdade da IMED, em Passo Fundo. “Iniciei o curso de Medicina em fevereiro de 2019 e ainda faltam cinco anos para a conclusão do curso que tem duração mínima de seis anos. Este programa para mim é muito importante, pois me proporcionou a oportunidade de poder cursar Medicina em uma instituição privada, e ainda depois de formada ter um local de trabalho onde eu possa contribuir com saúde do município”, disse Kely, ao enfatizar que se não tivesse acesso a este crédito, não conseguiria cursar Medicina em uma instituição privada. “Não teria condições financeiras para arcar com o valor alto das mensalidades do curso”.
    Ao concluir, Kely frisa que o crédito educativo é um incentivo para todos os estudantes do município, que assim como ela, sonham em formar-se em Medicina. “Além de incentivar o estudante, o crédito proporcionará serviços médicos ao município a longo prazo. Acredito ser um avanço na educação e saúde do município”, conclui.

Inscrições

As inscrições iniciaram em 30 de janeiro e seguem até o dia 28 fevereiro. Os interessados devem procurar a Secretaria de Educação, no horário das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Documentos necessários
    Requerimento para a prefeita solicitando crédito;
    Declarações que: reside no município há mais de três anos; não possui curso superior; não tem crédito e cursa faculdade particular; tempo de duração do curso;
    Certidão de débito em nome do pai (se o aluno for menor idade), do aluno e dos dois avalistas;
    CPF, RG do aluno, avalistas e esposas dos avalistas;
    Se o aluno for menor de idade, apresentar documento do pai ou responsável;
    Comprovante de residência e matrícula do aluno;
    Apresentar declaração de bens da família;
    Apresentar comprovante de rendimentos da família do ano de 2018;
    Apresentar dois avalistas com dois imóveis cada (cópia da matrícula atualizada);
    Certidão Civil do aluno, ou pai se for menor de idade, e dos avalistas (Fórum);
    Comprovante de idoneidade financeira do aluno ou do pai e avalistas (Banco);
    Conta no banco de preferência em nome do aluno ou uma declaração que pode ser depositado em conta de terceiro;

Foto: Kely Vicenzi é uma das beneficiárias do programa