IV CAPACITAÇÃO INTERMUNICIPAL DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS NAS ESCOLAS
    01/08/2019
    Nos dias 30 e 31 de julho realizou-se a IV Capacitação Intermunicipal de manipuladores de alimentos nas Escolas, promovida pela EMATER/RS- ASCAR e Secretarias Municipais de Educação e Cultura dos municípios de Camargo, Montauri, Nova Alvorada e Vila Maria.
    O evento tem por objetivo qualificar e valorizar os profissionais da alimentação escolar, além de promover a integração e troca de experiências entre os municípios.
    O primeiro dia de formação ocorreu no município de Nova Alvorada, a programação da tarde contou com dinâmica de integração, palestra sobre gorduras alimentares e sua relação com a saúde, com a Nutricionista Sílvia Postalli. Após, as Extensionistas da Emater Valeria Boff, Simara Lovison, e Lisiana Anderson Ramos realizaram uma oficina de alimentação, tendo como base gorduras saudáveis e produtos da agricultura familiar. Após as merendeiras e Nutricionista de Nova Alvorada apresentaram as receitas de maior aceitação pelos alunos. Em seguida ocorreu o encerramento com confraternização.
    O segundo dia de formação ocorreu no município de Camargo, a programação da tarde contou com orientações sobre ergonomia e ginástica laboral com a Fisioterapeuta Mairalise Gregio. Posteriormente, a Assistente Técnica Regional da Emater/RS-ASCAR Luciana Gobbi proferiu a paletra com o tema: “ Viver mais, melhor e em grupo”. Após as merendeiras e Nutricionista de Camargo realizaram a apresentação das receitas de sucesso.
    Na sequência as Nutricionistas dos municípios envolvidos, Angélica Censi Folle, Ana Rita Toffoli, Camila Filippi Boff e Simone Carla Jacobs realizaram aferição do peso e altura das participantes e orientaram sobre o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) como medida de conscientização para uma alimentação mais saudável e prevenção de doenças.
    O evento contou com a presença dos Secretários Municipais de Educação e Cultura de Camargo Sr. Samir Casagrande, de Nova Alvorada Sra. Juliane Casagrande Scariot, de Montauri Sr. Marcelo Boff, e de Vila Maria Sra. Marta Santin Franceschi. Também contou com a presença do Prefeito Municipal de Nova Alvorada Exmo. Sr. Luciano Maronezzi, do Prefeito em exercício de Camargo Exmo. Sr, Dilmovã Portella Cavalini, e do Chefe do Escritório Municipal da Emater de Nova Alvorada Sr. Romeu Deon.
    A avaliação do evento foi positiva e demonstra que a qualificação, a integração e a troca de experiências entre os municípios são de extrema importância, vindo a agregar conhecimentos a esses profissionais tão importantes em nossas Escolas.
    Fonte: Valéria Boff.