Com projeto Preservação e Manutenção do Patrimônio Histórico e Imaterial da Cultura e da Língua Talian, Camargo é finalista de prêmio da Famurs
    25/06/2019

Município é destaque estadual

Com projeto “Preservação e Manutenção do Patrimônio Histórico e Imaterial da Cultura e da Língua Talian”, Camargo é finalista de prêmio da Famurs

O município de Camargo está entre os finalistas da 3º edição do Prêmio Boas Práticas de Gestão Pública Municipal da Famurs, com o projeto “Preservação e Manutenção do Patrimônio Histórico e Imaterial da Cultura e da Língua Talian”.

A divulgação da classificação final e entrega da premiação está marcada para o dia 5 de julho, no 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves.
    Na terceira edição, 178 municípios gaúchos se inscreveram no prêmio. Ao todo, 374 projetos disputam o primeiro lugar das dez categorias – agricultura; assistência social; comunicação social; cultura, turismo e lazer; educação; fazenda; meio ambiente; mobilidade urbana e trânsito; saúde e segurança pública.
    Sobre o projeto

De acordo com o secretário da Educação e Cultura, Samir Casagrande, o projeto inscrito no prêmio é global. “Envolve todos os aspectos do projeto de lei que institui o Talian como língua co-oficial e a manutenção do trabalho de preservação da cultura italiana. Além do ensino do Talian em sala de aula, o projeto contemplou os filós e jantares italianos, a estruturação do museu e a sua vinculação com a comunidade, enfim, o ensino da língua Talian como um todo”, enfatiza.
    A distinção é motivo de orgulho para os gestores de Camargo. “Me sinto feliz e agradecido por ter chegado a este patamar de reconhecimento dentro da cultura. Estar entre os três finalistas é muito importante para nós, pois viemos trabalhando intensamente em diversos projetos e ações de extensão que envolvem a educação, a cultura, o lazer e a história. A manutenção de todos esses aspectos são importantes para o povo camarguense e quando somos premiados assim, em alto nível, ficamos muitos felizes e agradecidos. Gratos pela ideia de implantar e especialmente pelos profissionais, equipes e alunos que se empenham e as famílias que se correlacionam neste projeto para que ele seja o sucesso que é”, frisa Casagrande.
    Para a prefeita Eliani Mesacasa Trentin, a “Nina”, estar entre os finalistas deste prêmio, que recebe projetos de todo o Estado, é uma honra. “O trabalho desenvolvido aqui é árduo. Estamos sempre buscando aprimorar mais e mais e quando recebemos este retorno, vimos que estamos trilhando o caminho certo. Nossa cidade é destaque a nível estadual e nacional e isso nos orgulha muito. Agradeço a todos os envolvidos nesta ação que deixa Camargo em destaque”.