• Notícias
    Município incentiva a medicina alternativa
    26/06/2017

    Ideia é evitar o excessivo uso de medicamentos. Em 2016 foram distribuídos 118 mil comprimidos à população

    Diante da excessiva quantidade de medicamentos dispensados na Unidade de Saúde, o município planeja investir em medicina alternativa para dar um complemento natural ao tratamento de pacientes e garantir economia aos cofres públicos. 
    Em 2016 foram distribuídos mais de 118 mil comprimidos de Omeprazol, número alarmante de acordo com a secretária municipal de Saúde, Sandra dos Santos. “Isso nos faz pensar na qualidade da saúde de nossa população, pois o uso de medicamentos acaba por demandar a necessidade de outros”, afirma. 
    Entre as medidas estudadas está a implantação de um relógio horto medicinal, em parceria com a Emater local. A ideia é utilizar o espaço próximo à escola de São Pedro do Gramado. No local, profissionais poderão esclarecer à população a utilização de plantas bioativas.
    O investimento na área neste ano começou com a realização do VII Simpósio da Estratégia Saúde da Família, em maio, quando se debateu o tema “Novas Práticas no SUS”. Profissionais da saúde puderam ampliar seus conhecimentos por meio de sete oficinas: Arterapia, Meditação, Musicoterapia, Tratamento Naturopático, Tratamento Osteopático, Tratamento Quiroprático e Reiki. 
     
    Interdependência de remédios

    A secretária relata que o uso do antibiótico por vários dias, por exemplo, pode causar uma reação adversa no organismo, como dor de estômago, e fazer o paciente retornar à Unidade de Saúde. O Omeprazol é o medicamento mais utilizado nesses casos. Essa interdependência com remédios deve ser vista com cuidado, alerta a secretária, pois podem ocorrer efeitos colaterais. “Quando usado por longo tempo podem ser maiores do que os seus benefícios”. 
    Os principais efeitos incluem dor de cabeça, diarreia, prisão de ventre, dor abdominal, náusea, gases, vômito, refluxo, infecção respiratória, tontura, erupção na pele, fraqueza excessiva, dor nas costas ou tosse.

    Alternativa ao Omeprazol

    Farmacêutica da Farmácia Municipal de Camargo, Fabiana Falquembach dá dicas sobre uma alternativa ao Omeprazol no combate a dores estomacais. Segundo ela, a planta Espinheira Santa pode ser utilizada para o combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação. 
    O chá da planta pode ser preparado com 01 colher (sopa) das folhas secas em numa xícara, a qual deve ser coberta com água fervente. “Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba a seguir”. O chá pode ser tomado três vezes ao dia.
    A enfermeira sugere à população procurar usar o que a natureza oferece. No entanto, alerta para que não tome medicamentos sem orientação do médico ou farmacêutico.

    Foto: Secretária de Saúde, Sandra dos Santos

    Compartilhe: