Polo UAB busca fortalecimento para consolidar-se no Estado
    26/06/2017
    Entre as propostas está trazer os cursos de graduação de Pedagogia e Administração

A coordenadoria do Polo UAB de Camargo inicia um movimento para fortalecer a instituição que completa uma década de existência neste ano e já é vista como uma das referências no Estado. O conjunto de ações é fundamental diante do fechamento de diversos polos no país devido à falta de recursos públicos e da gradual diminuição de cursos ofertados.
    Na região, percebe-se um aumento na demanda de alunos, o que justifica a iniciativa do secretário municipal de Educação e Cultura, Samir Casagrande, e da coordenadora do Polo, Catiana Dalacorte Lodi. Eles visitaram a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no dia 05 de junho para demonstrar o interesse da região em receber cursos para potencializar a atuação do Polo. “O investimento que é posto aqui não é em vão”, afirma Catiana.
    Foram três encontros em Porto Alegre: na sede da Secretaria de Educação à Distância (SEAD/UFRGS), com o professor Dr. Lovois de Andrade Miguel; visita à Coordenação e equipe do Curso de Desenvolvimento Rural/PLAGEDER, com a professora Dra. Rumi Kubo e os técnicos Tânia Cruz e Jorge da Silveira; e a reunião no Centro de Formação Continuada de Professores (FORPROF/UFRGS).
    Entre as principais demandas estão os cursos de graduação de Pedagogia e Administração, os quais têm grande número de alunos interessados. Também são angariados cursos de especialização e de extensão, em especial nas áreas de Saúde e Administração. No entanto tudo depende da publicação de editais do governo federal, o que deve ficar para o próximo ano.
    O secretário e a coordenadora também pretendem visitar a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e convidar representantes da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) para fortalecerem a parceria para a formação de alunos na região.?
    Outra ação prevista é o II Ciclo de Palestras e Debates, com temas variados que abrangem todos os cursos, incluindo palestras, apresentações artísticas e outras atividades. “Vamos trazer para a roda de conversa assuntos que sejam de interesse. Construir um espaço acadêmico, pois é preciso haver envolvimento com a comunidade”, reforça o secretário Samir. A ação também garante certificado de horas complementares para os alunos.
    O Polo tem estrutura própria, voltada exclusivamente para as atividades dos cursos, com auditório e equipamentos de qualidade. A estrutura física é mantida pelo município, enquanto a bolsa dos tutores e da coordenação é de recursos do governo federal.
    Ao todo, são 150 alunos vinculados às instituições UFRGS, UFSM, UFPEL e IFSul. Para o segundo semestre está previsto o curso de Desenvolvimento Rural, cujo edital de inscrição para o vestibular será publicado em breve.

Foto: No encontro com o professor Lovois Miguel foram solicitados os cursos de Pedagogia e Administração